terça-feira, 17 de abril de 2007

Criaturas da Sociedade


Sociedade, agrupamento de seres que vivem em estado gregário (que vive em bando), segundo a primeira definição entre 12 do dicionário Aurélio eletrônico.

Ou será, pague suas contas, tenha um carro bonito e um celular da moda ? Ou quem sabe, bom dia, boa tarde e boa noite, cada um na sua ? Talvez aquele sofá da novela das oito ?

O problema talvez não seja a sociedade, e sim os "seres" que as formam. Veja só alguns tipos de criaturas que aparecem:

Máscara: sou bom mesmo, tenho o que tenho porque mereço, não me misturo pra não contaminar, mas no fundo morro de inveja,
Inocente: não mexo com ninguém, vivo me fingindo de morto, sei de tudo, cuidado comigo,
Consumista: enquanto não arrumar uma dívida nova não sossego,
Animal: tudo que ganho é no grito, minha educação ficou na maternidade,
Corporal: apelo para sexualidade, mas sempre acabo sozinho
Tipo Ai Ai! : minha vida é uma desgraça, quero morrer,
Liso (escorregadio): vivo me esquivando da vida, tenho 7 vidas, não pega nada,
Normal: nada a declarar.

Daria uma lista quase infinita de "criaturas". E é claro que também existem muitas pessoas, bondosas, carinhosas, atenciosas, responsáveis, fiéis, amorosas, honestas, profissionais.....

O tipo, sujeito, caboclo, mano, amigo, o homem, a mulher, um ser perfeito para a sociedade, talvez não exista. Na verdade todos nós deveríamos ser atores. O ator se adapta ao roteiro, ao script, a cena, a platéia. Somos atores !

Ou você grita com seu chefe do mesmo jeito que no estádio ? Você aceita, segue a regra, respeita o local e as pessoas a sua volta. Garanto que quando o seu filho de 4 anos pergunta pela septuagésima sétima vez "o que é isso ?", a mesma cena de sempre, você responde. E assim vai...

A vida é um grande palco iluminado, um super show que "must go on", tem que continuar. Pense nisso. Seja um bom ator, cumpra a sua parte, não faça papel de bandido.

Não seja mais uma Criatura da Sociedade.


Nenhum comentário: